Declaração do Primeiro Fórum da Juventude para Educação Inclusiva

Compartí este Post

Mais de 40 jóvens com e sem discapacidade de Argentina ((Buenos Aires, Santa Fe, Entre Ríos, Salta, Córdoba y Chubut) e Uruguai, no primeiro Fórum da Juventude para Educação Inclusiva, realizado em 31 de maio e 1 de junho de 2019 em Buenos Aires, Argentina, declaramos:

Nós, jovens, somos os principais protagonistas de nossa própria educação.

Nós temos o direito de ter direito. A gritar. Para dar a nossa voz aos nossos companheiros. Temos o direito ao prazer, ao medo, ao desejo e ao futuro. Temos o direito de sermos livres, de sermos incluídos na sociedade.

Temos um direito fundamental à nossa autonomia. Não ser limitado pelas expectativas de outras pessoas.

Temos o direito de aprender coisas novas. Trabalhar por prazer e viver com dignidade. Que nossa autonomia e independência não sejam  impedidas pelas barreiras ou pela falta de vontade dos outros.

Temos o direito de estar em escolas, centros educacionais, universidades e cidades acessíveis. Ter as ferramentas e suportes necessários para se comunicar e se expressar livremente. Queremos uma escola preparada e pronta para receber a todEs nós.

Temos o direito de tomar nossas próprias decisões. Escolher sem ser condicionado, de acordo com nossos desejos e nossos tempos. Para expressar nossos sentimentos e pensamentos, ter dúvidas, cometer erros, aprender com nossos erros e aproveitar nossos sucessos.

Proibidos os tabus. Proibido nos infantilizar. Proibido a repulsa. Proibido se contentar com pouco. Proibido deixar os outros de lado.

Convenções, dissonâncias e lutas sozinhas são proibidas. Proibido prejudicar e ser indiferente ao dano dos outros.

Proibido não se comprometer com o futuro. Proibido ficar «calado». Proibido abandonar.

Prometemos continuar trabalhando juntos, com confiança e alegria.

Nós não vamos desistir de nossos direitos. Temos o poder de mudar tudo o que precisa ser mudado para construir uma sociedade cada vez mais inclusiva.

Conocé más

Novedades

LEVRERÓNIMOS ILUMINADOS

El artista Diego Bianki y el curador Matías Nuñez presentaron interés en desarrollar una muestra artística participativa e interactiva que utilice textos de Mario Levrero

Mail: iidienred@gmail.com

 

Seguinos en nuestras redes

Ir al contenido