META no Primeiro Encontro Nacional de Pessoas Cegas e com Baixa Visão no Brasil

Por Mayra Ribeiro (META Brasil)

Na quinta-feira dia 5 de marco, tive a honra de participar do Primeiro Encontro Nacional de Pessoas Cegas e com Baixa Visão em São Paulo, representando o Meta Brasil. Também participou Matías, que forma parte de META Argentina

O encontro foi organizado pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), ocorreu na cidade de São Paulo, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico, do dia 5 a 7 de março. O objetivo do encontro foi discutir os próximos passos do movimento de pessoas cegas e com baixa visão, e eu participei junto com pessoas de muitos movimentos sociais, representando os jovens.

Assuntos e decisões importantes

Conversamos sobre um monte de assuntos, por exemplo: atores políticos que compõem a Organização de Cegos do Brasil, tecnologia, trabalho, movimentos sociais, família, movimento de mulheres cegas e com baixa visão, história da Organização de Cegos do Brasil e outros temas ligados a inclusão e diversidade. Na sexta-feira realizamos uma assembleia geral ordinária para eleger a nova diretoria da Organização de Cegos do Brasil (ONCB) para o quadriênio 2020-2024.

Jovens que decidem

Penso ser de suma importância participarmos desses encontros, tendo em vista a necessidade de fomentar os debates relacionados a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos âmbitos da sociedade. Além disso, participarmos das decisões a respeito de nossos direitos nas entidades e também nos movimentos sociais, pois nós temos que nos colocar como sujeitos políticos e protagonistas de nossas próprias histórias para podermos decidir qual será o rumo de nossa própria vida.

Sem ação, não há direitos!

Ir al contenido